Como obter o Espírito Santo?

Como obter o Espírito Santo?

O Batismo no Espírito Santo

O que  é ?

É ser imerso no Espírito Santo, e subsequente a experiência de conversão, revestimento de poder para impulsionar a pregação do Evangelho. Uma experiência cristã distinta da recepção do Espírito Santo, enviada por Jesus, ele o descreveu em Lucas como, A PROMESSA DO PAI, através do qual,receberíamos ” o poder do alto “.

 

Antes de receber o batismo do Espírito Santo, precisamos receber o Espírito Santo. Como a terceira pessoa da Trindade, Ele é o que nos ajuda com orações, conselhos, direção, entendimento, etc.

Primeiramente, recebemos o selo do Espírito mediante a conversão. É a presença dele em nossas vidas que nos torna legítimos filhos de Deus. Sem arrependimento e o Santo Espírito, não há filiação.O batismo no Espírito Santo é o estopim para um avivamento espiritual genuíno. Ou seja, é algo indispensável.

Qual o objetivo de ser Batizado no Espírito Santo ?

I –  PODER DO ALTO PARA FAZER A OBRA DE DEUS.

O principal objetivo do batismo no Espírito Santo é nos tornar uma testemunha evidente do Evangelho de Jesus Cristo. Isso fica bem claro na instrução do Senhor. É um revestimento de poder com um fim determinado: a expansão do Reino de Deus.

II – MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS.

Embora os nomes sejam parecidos, os dois são coisas distintas. O Dom do Espírito Santo (Atos 2.38) e o Batismo com o Espírito Santo, enquanto os dons são as manifestações do Espírito Santo, que vêm como consequência do recebimento do Dom do Espírito.

São eles os dons : O Dom de Variedade de Línguas, Interpretação de Línguas, Dom de Profecia, Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento, Discernimento de Espíritos, Dom da Fé, Dons de Curar, Operação de Milagres e Maravilhas.

III – FORÇA PARA RESISTIR AOS ATAQUES DO MALIGNO.

 Muitas vezes os cristãos tentam viver a vida boa por conta própria, por sua própria força. Este está fadado ao fracasso. Quando enfrentamos tentações, estamos diante de poderes espirituais das trevas e do mal que são mais fortes e mais inteligentes do que qualquer um de nós. Mas o Espírito Santo nos convence de resistir, para dizer não, e fazer o que é agradável a Deus. Ele é a fonte do que é verdadeiramente sobrenatural em resistir à tentação.

O batismo no Espírito Santo é fundamental para o desenvolvimento da obra de Deus. Ele nos reveste com poder e autoridade para pregar o Evangelho de forma contundente e fervorosa, nos aperfeiçoa gerando em nós os seus dons e nos ajuda a resistir às fortes investidas do maligno . A comunicação do Evangelho se torna mais eficaz, gerando mais frutos para o Reino dos Céus. Não é em vão que o Senhor Jesus orienta os apóstolos a não iniciarem a missão, antes que o recebesse.

Onde se iniciou ?

No Pentecostes, fato ocorrido com cerca de 120 pessoas, que foram tocadas por “línguas de fogo” vindas do céu e que então passaram a “falar línguas estranhas”, ou seja, pessoas de uma nacionalidade falavam a língua de outra nacionalidade e anunciavam o Evangelho, como nos descreve Atos 2 .

Qual a sua importância ?

Ser batizado com o Espírito Santo é importante e essencial, pois, é por meio da unção, poder do Espírito que triunfamos e realizamos a obra de Deus.O revestimento da força do alto  é a experiência de ser mergulhado no amor e poder de Deus, trazendo para a pessoa uma transformação interior marcante e uma coragem nova para anunciar o Evangelho. Jesus fez questão de indicar para os discípulos a importância de estar “cheios do Espírito”. Ele não quer somente seguidores convencidos intelectualmente, bem preparados para executar trabalhos ou com boa vontade.

Pedro afirma à multidão reunida diante do cenáculo : “ a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe os apelos do Senhor, nosso Deus.” Atos 2,39). Estas palavras demonstram a consciência que para viver de um modo eficaz a fé, como autêntico discípulo de Cristo, é necessária esta plenitude do Espírito.

Algumas características dessa importância…

  • É uma promessa a igreja, não somente a obreiros ou crentes maduros, mais para todos:Crianças, jovens, adultos e anciãos – Jl 2:28, 29
  • Deus tem prazer em cumprir esta promessa em nossas vida.
  •  È o revestimento de poder, para testemunhar de Cristo com grande poder
  •  Renúncia
  •  Vida consagrada

Como posso ser batizado no Espírito Santo ?

Há muitos mitos e inverdades a respeito de como ser batizado no Espírito Santo, ouvimos falar sobre : maneiras, rituais, gestos, orações prontas, para tentar  convencer a Deus que devemos receber o batismo.

“Porém o batismo com o Espírito Santo não é para qualquer um”, pois é necessário compromisso com o Evangelho: “O ímpio, por exemplo, não receberá esse batismo, o cristão nominal, o desinteressado e o que, por algum motivo, não crê nisso também não serão batizados com fogo e revestidos de poder do alto. Contudo, o cristão que crê nesse tipo de batismo, deseja ser batizado e mostra-se disposto a buscá-lo pela oração e consagração a Deus, poderá ser batizado pelo Senhor”, não há motivos para que Deus não batize “um filho Seu fiel, digno e desejoso de receber o batismo”, pois Ele “é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.

A primeira coisa que devemos fazer é, entender quem somos em Deus e o que somos para ele hoje , conforme a graça, pois vivemos hoje pela graça, como é citado no Novo testamento. Devemos consagrar nossas vidas a Ele, devemos oferecer a nós mesmos a Deus  como sacrifício vivo, como está escrito em Romanos 12.

Para receber este batismo é preciso crer e buscar, como fizeram os primeiros cristãos, que permaneceram em oração em Atos 2, aguardando o cumprimento da promessa de Jesus .Se você se arrependeu e aceitou Jesus como seu salvador, você já tem o Espírito Santo dentro de você. Mas se você quiser ficar cheio do Espírito Santo, conte para Deus. Na Bíblia, algumas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo quando os líderes oraram por eles, impondo suas mãos. Outras pessoas simplesmente receberam quando estavam orando.

Se você está procurando, buscando mas ainda não recebeu, não desespere! Isso não significa que você é “menos espiritual” que outros crentes. Deus tem Seu tempo e sabe o que é melhor para você. Ser batizado no Espírito Santo não é a única forma que Deus tem para lhe abençoar a aprofundar seu relacionamento com Ele. Continue buscando mais de Deus com fé e Ele vai lhe abençoar.

Por que devemos buscar o batismo no Espírito Santo ?

A vitória começa pelo interior, por isso, para quem pensa que o Espírito Santo é apenas para quem deseja fazer a Obra de Deus, a realidade é que ELE É O PRÓPRIO DEUS A HABITAR DENTRO DE SI!

1º Motivo – CONVENCE-NOS DO PECADO

Todo o pecado traz consequências para a vida da pessoa, sendo a pior de todas, a morte eterna. O Espírito Santo é Quem nos convence dos nossos erros quando pecamos. Sem Ele, o ser humano vive, deliberadamente, no pecado, separado de Deus, condenando a sua vida à destruição e a sua alma ao inferno.


O Espírito Santo convence-nos, então, do pecado, com o objetivo de nos levar ao arrependimento, pois, somente o arrependimento sincero pode derrubar a parede do pecado, por meio da confissão e abandono do mesmo.

2º Motivo – ILUMINA-NOS

Quando o Senhor Jesus fala da Luz da Vida, está a referir-Se a três formas de nos iluminar: A LUZ DE UMA MENTE ESCLARECIDA, sem bloqueios, capaz de entender a Vontade de Deus e com a visão da Sua Grandeza, Santidade e Poder. A LUZ DAS BOAS OBRAS, da mudança de comportamento, que é vista pelos demais; e DA LUZ DA SEGURANÇA, pois, onde está a Luz, as trevas são dissipadas. Não há terror, medo, insegurança, problema ou perseguição, pois, a Luz Divina proporciona-nos esta segurança. Esta Luz é Obra do Espírito Santo na vida daquele que O recebeu.

3º Motivo – GUIA-NOS.

O Espírito Santo é a nossa bússola interior neste mundo. O Espírito Santo é Quem nos dá o discernimento para vermos os perigos e tomarmos as decisões certas que nos manterão no rumo certo. Este rumo é o caminho da Verdade, na prática da Palavra de Deus.

Por que precisamos do batismo do Espírito Santo ?

Quando a pessoa tem a experiência de ser batizada no Espírito, tudo muda na vida dela, a graça do batismo no Espírito transforma a vida de uma pessoa.

 

Autor(a): Raquel Duarte / Produtora de Texto HelpMéier

Deixe uma resposta

Fechar Menu