EVA

Ela foi a primeira mãe da humanidade. Sendo assim, não tinha com quem conversar a respeito do mundo feminino. Apesar de sua grande dor, demonstrando assim profundo respeito em obedecer a Deus na tarefa de trazer ao mundo outros filhos. (Gênesis 4:25). MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM.
Adão e a sua mulher tiveram outro filho. Ela disse: —Deus me deu outro filho para ficar em lugar de Abel, que foi morto por Caim. E pôs nele o nome de Sete.
Gênesis 4:25
MARIA

Um anjo informou que ela geraria um filho, o Salvador do mundo, ela simplesmente respondeu: Eis aqui a serva do Senhor. A SUBMISSA.
ISABEL

Mesmo com a idade avançada ela o gerou e o criou para ser aquele que prepararia o caminho para o Messias. A OBEDIENTE. Lucas 1.41-45
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
42 Isabel disse bem alto: —Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também!
43 Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?!
44 Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga.
45 Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
Lucas 1.41-45
BETE-SEBA

Sua vida foi marcada por um erro. Mas isso não foi motivo para desânimo. Ela foi forte, valente e fiel a seu marido e deu à luz a um dos homens mais sábios que o mundo já conheceu, o rei Salomão. A VALENTE.
ANA

Não podia ter filhos, porém orava e sabia que um dia teria. Prometeu a Deus que se Ele lhe concedesse o privilégio de ser mãe, ela lhe entregaria. A CONSTANTE.
JOQUEBEDE

Seu filho estava ameaçado de morte. Ela o escondeu por um tempo e elaborou um plano, colocando-o em um cesto para ser encontrado e criado por alguém que não fosse do seu povo. A DESTEMIDA.
HAGAR

Orgulhosa e incrédula. De uma simples escrava, por determinação da sua senhora, iria servir como uma “barriga de aluguel” para o casal impossibilitado de ter filhos. Contudo, quando engravidou, viu aí uma grande vantagem. Sentiu-se superior à sua senhora e passou a ofender e menosprezar. A ORGULHOSA MÃE ESQUECIDA.
SARA

Ela recebeu a promessa de que seria mãe de muitas nações. Porém antes precisou exercer sua grande fé, pois era estéril, e gerou um único filho em sua idade avançada (Gênesis 21:2). A IMPACIENTE.
Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado,
Gênesis 21:2
Se você já é ou sonha ser mãe, considere exercer essa oportunidade de forma amorosa e altruísta. Não rejeite seu filho, supondo ser um peso ou entrave na sua vida.
Referências
BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.