Qual é o significado do Natal?

Qual é o significado do Natal?

Cantata ministrada pela Filial São Luiz Gonzaga

Tema: Natal no Tribunal

Foi criado um tribunal para julgar qual é o verdeiro sentido do natal, para podermos descobrir porque devemos sempre comemora-lo. Há várias coisas que acontecem especialmente no Natal, como os presentes, amigos ocultos, compra de roupas, comidas diferentes, Papai Noel, Arvore de Natal, etc.

Será que essas coisas ditas anteriormente mostram o verdadeiro significado do Natal?

O Comércio

O comércio nessa época natalina estoura, pois é o período de dar e receber presentes, é o momento de comprar roupas para está bem vestido nesse dia especial. Com esse aquecimento do comércio, quase um mês antes tem a Black Friday com promoções e descontos para que mais pessoas comprem e o comércio cresça. Com isso as empresas lucram bastante e enriquecem cada vez mais, desde as empresas grandes a pequenas. Gera-se mais empregos, logo, diminui a taxa de desempregados.

Entretanto nem todos podem adquirir esses bens, nem todos recebem presentes ou dão presentes, muito menos compram roupas ou quem sabe preparam um ceia farta para sua família. Muitas pessoas se endividam para poder realizar compras, mas não conseguem quitar depois e isso acaba gerando um transtorno. Há também o problema da inveja, pois alguns querem recebem o que outros receberam ou ganhar alguma coisa, já que outra pessoa ao seu lado ganhou e ele nada. E sobre os empregos, existe um problema no mercado de trabalho devido os empregos serem temporários, logo, depois desse momento das vendas os empregos se acabam e as pessoas são mandadas embora, são poucas as que são efetivadas.

Podemos analisar que o comércio não pode ser o verdeiro significado do natal, pois na bíblia fala sobre o consumismo em Lucas 12. 15

E continuou, dizendo a todos:
— Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

Ceia Natalina

Temos também como destaque do Natal a Ceia Natalina, que provem os alimentos e bebidas da noite de Natal, como panetone, nozes, frutas, leitão assado, salpicão, arroz de natal, farofa, bacalhau, Chester, etc.  Temos também as diversas bebidas. A ceia natalina é feita de maneira farta, para que todos comam ao ponto de sobrar alimentos e geralmente as pessoas comem e bebem até não aguentar mais e assim viram a noite de natal.
Porém como falamos antes na questão do consumismo, nem todos tem a possibilidade fazer uma ceia natalina ou as vezes fazem, mas com poucas comidas e ficam envergonhadas por esse motivo, sem contar que muitas pessoas passam fome nesse momento natalino. Também existe um questão da glutonaria (Pessoas que comem em excesso) e a bebedeira (Pessoas que bebem bebidas alcoólicas), pois nem todos são Cristãos e muitos que são Cristão, mas tiveram um passado que se envolveram com bebidas, pode se sentir fraco e ceder, entretanto essas pessoas que bebem acordam no outro dia com muita ressaca devido ao fato de terem consumido muito álcool.
Agora vemos que a ceia natalina é ato legal para reunir os parentes, mas não é o verdadeiro significado do natal, pois a bíblia fala sobre o consumo excessivo de comida e sobre o consumo de bebidas alcoólicas em Gálatas 5. 19-21 NTLH
As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.

Papai Noel

Além do comércio e da ceia de natal, temos a figura do Papai Noel que segundo a sua tradição o mesmo entrega presente para principalmente crianças e elas ficam ainda mais esperançosas pois sabem que vão ganhar seu presente de natal, que na verdade nós sabemos que são os pais, parente ou pessoas próximas das crianças, então as crianças passam a acreditar numa mentira de que o Papai Noel virá e lhe deixará um presente. Muitas crianças não recebem o que queriam ou nem recebem nada, talvez pela falta de condições dos pais. Na verdade o Papai Noel é mais um artificio para descentralizar o verdeiro significado do natal.
Efésios 4. 15
Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!

O verdadeiro Significado do Natal

O verdeiro Significado do natal começou na cidade de Belém quando Maria deu a luz a Jesus, o filho de Deus, que saiu do céu para salvar a humanidade. A data certa de seu nascimento não se sabe e muito provavelmente não é o dia 25/12, todavia já que comemoramos o natal nós temos lembrar do verdadeiro significado que é o nascimento de Cristo Jesus.

Lucas 2. 4-7
Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado . Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.

A Igreja

Vimos várias vezes anteriormente que muitas pessoas passam dificuldades financeira e nem conseguem comprar o básico como comida, o foco da é ajudar a quem precisa. Não se envolver na festa de tal modo que esqueçamos dos necessitados, o próprio Jesus falou que quando ajudamos um necessitado nos estamos o servindo.

Mateus 25. 35-40 NTLH

Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.”
— Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?”
— Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”

Deixe uma resposta