Uma Necessidade, um Projeto e uma Ação
-Texto: 2Rs 6.1-7-
1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamos-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Eu irei. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.
O abençoado ministério de Eliseu causou um grande impacto em sua época. Havia um grande despertamento, os jovens estavam envolvidos no trabalho do Senhor e sentindo a necessidade de tomarem um propósito Santo no coração (2Rs 6.1-7).
Eram filhos de crentes(profetas), eles tinham o desejo de verem crescer a obra de Deus.
Queriam construir uma casa maior. Isso nos remete a seguinte reflexão: diante das necessidades que se apresentam na igreja, qual tem sido o nosso comportamento? Estamos interessados em ver a solução? Ficamos indiferentes ou nos envolveremos, ajudando a solucionar?
Uma Necessidade
“Vamos até o Jordão” v2
Todos estavam animados. Não importavam os obstáculos que iriam encontrar na caminhada.
“Quando Paulo resolveu que deveria ir à Roma, a sua caminhada foi difícil: Tempestades, naufrágios etc. Ele enfrentou tudo isso porque tinha um ideal. Determinando Deus um PROJETO para cumprirmos, não importam os obstáculos, o Senhor nos ajudará a vencer. O importante mesmo é chegarmos ao Jordão, pois lá encontraremos o material a ser usado no trabalho que nos propomos a realizar.”
O Projeto
” Vamos conosco” v2
Eles estavam motivados! Que projeto você tem? Já expôs ao homem de Deus, recebendo plena aprovação de seu líder? Ainda convidaram o profeta Eliseu.
” Eu irei…” v3
Eliseu não foi intransigente, mas amigo dos seus cooperadores. Ele apreciava o trabalho daquele esforçado grupo.
Uma Ação
“… E, chegando eles ao Jordão…” v4
- O trabalho é de mútua cooperação – Aqueles jovens agiram juntos. Quando agimos assim, com amor, desejo de crescimento e submissão, mesmo que surjam dificuldades, Deus fará milagres para que haja um bom resultado.
- No trabalho do Senhor, não pode haver descuido –
” O ferro… Caiu na água…” v5
É verdade que acidentes acontecem com crentes fiéis e trabalhadores, como ocorreu com aqueles.
O acidente não quando o jovem estava pecando, mas quando estava trabalhando. Como pôde?
O sábio Salomão aconselha: “Se estiver embotado o ferro, e não afiar o corte, então, se deve por mais força.” (Veja Ec 10.10).
Escrito por: Pb Arlindo – Assembléia de Deus do Méier – Sede